CONHEÇA O MET GALA, A HISTÓRIA E OS PRINCIPAIS TEMAS DO EVENTO QUE TRANFORMA A MODA EM ARTE

 O que é o Met Gala? 

  

O Met Gala é evento beneficente que acontece anualmente pelo Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte) de Nova York, com o objetivo de arrecadar fundos para o museu. Ele costuma acontecer na primeira segunda-feira de maio. 

  

É considerado um dos maiores eventos de moda dos EUA. Estilistas renomados vestem as celebridades de acordo com o tema da edição do ano e desfilam no tapete vermelho, trazendo também entretenimento para quem não pode ir ao evento e assiste de casa. As celebridades são convidadas por Anna Wintour, organizadora do evento. 

  

Pouco se sabe sobre o que acontece lá dentro. Algumas pessoas são escolhidas a cada edição para co-apresentar com Anna. Acontece apresentações de artistas, mas não se sabe nada mais, pois Wintour proíbe de postar em redes sociais o que acontece lá dentro. 


Museu Metropolitano de Arte 





A onde e como tudo começo...  

O famoso evento Met Gala se deu início na década de 1920, com o intuito de criar visuais com fontes e épocas diferenciadas para dar início a uma conexão com variados profissionais teatrais. A frente desse projeto estava a produtora de teatro, Irene Lewinsohn e a designer de palco, Aline Bernstein e logo em 1946 a coleção já tinha mais de 8.000 itens e recebeu um espaço só seu no departamento do Metropolitan Museum of Art, denominado como The Costume Institute.  


O primeiro baile foi realizado em 1948 e a responsável pela lista dos convidados foi Lambert que usou sua lista de valiosos contatos para esse evento beneficente qual ela denominava inicialmente como "a festa do ano" que se daria início à meia noite em dezembro e na época o valor do convite era apenas 50 dólares por convidado. A elite da sociedade de Manhattan compareceu ao evento, que acontecia em locais aleatórios. Todos os anos, do Central Park ao Rainbow Room. 

 

Mas o evento como conhecemos hoje se deu início em 1973, quando a famosa editora de moda Diana Vreeland encerrou a sua carreira na Vogue americana. E a personalidade dela era tão grande quanto sua importância na história da moda, e sua chegada revolucionou tudo, o Baile de Caridade do Metropolitan Museum of Art foi transferido ara o terreno do próprio museu e, além de arrecadar fundos para o departamento, também serve de atração para a exposição anual que ela idealiza como mais uma forma de arrecadação de fundos. O Met Gala se tornou um evento imperdível tanto para os convidados quanto para quem estava do lado de for a, e além da alta sociedade também entraram na lista de convidados algumas celebridades, artistas e políticos para prestigiar esse baile secreto e beneficiente.

 

A atenção de Vreeland aos detalhes era surreal, a cada ano transformando o evento em uma experiência única e inovadora na qual até o perfume do local era pensado para ser de acordo com o tema escolhido. Mas com o falecimento da editora em 1989, quem passou a organizar o evento foi a socialite, Pat Buckley. 

 E m1995 o Met Gala teve outra mudança na sua organização, a festa ficou na responsabilidade da editora-chefe da Vogue América, Anna Wintour. Anna recebeu até uma homenagem por angariar mais de 50mil dolares para o museu, essa homenagem aconteceu em 2014 após uma brilhante reforma e ela foi impulsionando o evento a um nível cada vez maior.  

 

Já a mudança da data para a primavera, podemos dizer que seria algo recente, já que até 1999 o Met Gala ainda ocorria em dezembro, mas mudou o calendário apenas em 2001 com o falecimento do diretor Richard Martin. E com tudo os temas do baile sempre giram todos em volta da exposição atual do Costume Institute e como sempre impecável e alavancando a moda como uma forma de arte.






O Met Gala traz com os temas uma competição, qual a celebridade mais ousada? Qual a mais estilosa? Qual que chamou mais atenção? 



Um evento que possui a intenção de chamar a atenção, misturando moda com cultura, um baile em que os convidados usam looks icônicos para atrair os holofotes e terem seus nomes nas redes sociais, falando bem ou mal do look. 

A cada ano o Met Gala apresenta um tema diferente, com isso os stylish abusam da criatividade para montar os looks das celebridades, no met gala o que importa é a atenção.


O tema de 2023 é "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty", uma homenagem à trajetória célebre e longínqua do estilista. O tema, bem como o dress code, servem como direcionamentos para as produções das celebridades, que não são obrigadas a seguir a temática, mas em geral optam por adrerir. 

O Lil Nas X chegou no met gala de 2023, o cantor usou apenas um fio-dental e se cobriu com uma tintura prateada com aplicações de pérolas e pedras para o evento de moda mais importante do mundo. A produção foi complementada por uma máscara no mesmo tom da pintura, deixando apenas os olhos à mostra. 


O tema de 2022 é "In America: An Anthology of Fashion" (Na América: uma antologia da moda, em tradução livre), remetendo aos anos de 1870 até 1890, quando os primeiros arranha-céus de Nova York foram erguidos. Nessa mesma época, mulheres começavam a ser inseridas no mercado de trabalho e o primeiro prédio da Times Square foi inaugurado. 



A atriz Blake
Lively acabou combinando seus vestidos com o tapete do evento nos últimos anos , que a cada edição nova apresenta cores diferentes.
 


O tema de 2021 é "Na América: Um Léxico da Moda", com o intuito de celebrar a moda norte-americana. Os movimentos políticos e sociais foram alguns dos motivos pelos quais Andrew Bolton, responsável pela curadoria exposta no Metropolitan Museum of Art, e a colaboradora Wendy Yu, escolheram tratar desse assunto a partir de três perspectivas: a diversidade, inclusão e sustentabilidade. 


O Lil Nas X chegou no met gala de 2021 com um casaco gigante de pele e depois  revelou um look da Atelier Versace todo dourado, que lembra uma armadura ou um figurino robotizado. 

O tema de 2019 é "Camp: Notes On Fashion", o tema deixou os convidados livres para explorar e brincar com seus looks muito além do tema, com alguns deles até criando entradas especiais que entraram para a história do evento 



Lady Gaga brilhou no Met Gala de 2019 com incríveis quatro trocas de roupa, ela entrou no tapete rosa com um volumoso vestido rosa choque e se jogou nas escadas com uma lingerie preta brilhante, ensinando a todos uma lição sobre a verdadeira essência do camp: performance. 




No Met Gala de 2019, a atriz e cantora Zendaya surgiu a bordo de um vestido azul à la princesa da Disney - e protagonizou uma performance na escadaria do Met Museum. A cantora deixou o seu "sapatinho de cristal" nos degraus do evento. 



O tema de 2018 é "Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination", "Corpos Celestiais: Moda e a Imaginação Católica". Falando sobre a relação do catolicismo com a moda que conta, inclusive, com roupas dos Papas, cedidas pelo Vaticano. 





Já no baile de 2018, Rihanna foi com look assinado por John Galliano de Maison Margiela e colar da Cartier datado de 1934. 


O tema de 2015 é "China: Trough the looking glass", que explora o impacto da estética chinesa sobre a moda ocidental, e como a China tem alimentado a imaginação da moda durante séculos! Toda a parte de indumentária é apresentada com os trajes chineses, misturados às pinturas, porcelanas e outras artes, incluindo filmes... 




O icônico vestido da Rihanna levou 2 anos para ser feito e pesava 25 kg, o vestido teve diversos comentários nas redes sociais que acabaram se tornando memes, mas ganhou o prêmio de melhor look do baile! 


Desempenho de gênero

"Gênero é a estilização repetida do corpo dentro de um quadro regulatório altamente rígido que se congeal ao longo do tempo para produzir a aparência da substância."

Judith Butler (Salih, 2002, p. 62)




No link a baixo temos um conteúdo mais direcionado para ás performasses do Met Gala

Performance de gênero no Met Gala

Veja também brasileiros que já brilharam no Baile mais bombado do mês de maio

https://veja.abril.com.br/cultura/alem-de-anitta-os-brasileiros-que-ja-brilharam-no-met-gala

Zendaya e todos os seus look

confira todos os looks usados por Zendaya


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem