O STREET WEAR BRASILEIRO

 ENTENDA O VERDADEIRO STREETWEAR BRASILEIRO!

O que é STREETWEAR? 

O streetwear é um estilo dentro da moda que representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo ao redor do mundo, através de roupas e acessórios. Sendo assim, ganham a definição simplória “roupa das ruas”. (Street: rua Wear: vestir)

Analisando de forma mais profunda, validamos que o streetwear está muito além de produtos e desta definição. Ele também está ligado diretamente ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas.

O streetwear é uma variação da moda que pode ser percebido na maioria dos lugares. Basta existir, por exemplo, uma expressão cultural, da música ou dos esportes urbanos que lá estará o streetwear. Ele genuinamente adapta-se e traduz o comportamento de determinada região através da moda e estilo.

Mesmo vivendo em um mundo globalizado, a cena do streetwear traz particularidades de cada região. A cena no Brasil é diferente dos Estados Unidos, assim como a cena da Inglaterra é diferente da cena do Japão.

Ao longo dos anos, a moda streetwear evoluiu e se adaptou a diferentes tendências e culturas. No Brasil, por exemplo, a moda streetwear é influenciada pela cultura do futebol, e muitas marcas de streetwear criam coleções com temática esportiva. Um exemplo do streetwear brasileiro seria a “camiseta de time”.


Clique aqui para mais informações.


Como surgiu o STREETWEAR?

A moda streetwear é um estilo de vestuário que se originou das ruas e evoluiu para uma das tendências mais populares do mundo da moda.

 O Streetwear ganhou o mundo a partir da década de 1990. Ele surgiu inspirado pela moda hip hop de Nova York e pela cultura do surf do estado da Califórnia.

  Os jovens da época se inspiravam no estilo de vestuário dos skatistas e do hip hop, e começaram a adotar roupas mais largas, tênis de cano alto e bonés. Essas roupas eram confortáveis e permitiam que os jovens se movimentassem livremente, além de refletirem sua cultura e identidade.

A moda streetwear no Brasil emergiu nos anos 1990 nas periferias das grandes cidades, influenciada pela cultura hip-hop. Nos anos 2000, adaptou-se à cultura nacional, incorporando elementos brasileiros, como grafismos indígenas e referências musicais. Hoje, é uma das mais influentes no país, conhecida pela estética urbana, colaboração entre marcas e artistas, e eventos como pop-ups. A moda streetwear brasileira, diversa e inclusiva, tornou-se dominante e continua a evoluir, posicionando o Brasil como um centro importante dessa cultura na América Latina.



Qual a influência do mercado norte americano no STREET WEAR BRASILEIRO?

  O streetwear vem de uma cultura de rua que esta diretamente ligada a uma comunidade, sendo assim o nosso streetwear brasileiro representa a cultura do rap, funk e trap no meio musical, e dando destaque no esporte por meio do futebol ou até mesmo do skate por exemplo. 

Porém, temos uma grande influência da cultura norte americana para o nosso streetwear nacional, não somente por conta da origem do estilo ser de estética gringa, mas também por vários fatores históricos, econômicos, culturais e políticos. A presença da influência norte-americana é inegável, mas não oculta a nossa identidade e realidade cultural. 

Sendo assim, até que ponto o nosso streetwear nacional é valorizado? Este questionamento se reflete principalmente em marcas brasileiras de streetwear, pois para se adaptar e conseguir se manter no comércio, é preciso que as marcas seguem determinados padrões norte americanos de moda que comanda o meio do mercado global. Se uma marca não se adapta, ela não vende e consequentemente se tornando impossível de existir. Por tanto, dificilmente uma marca brasileira de streetwear não será afetada pela influência norte-americana, mas não deixa de pregar a cultura do streetwear brasileiro. Pois não são as marcas especificas que definem o estilo, e sim as marcas precisam ter uma estética especifica para se encaixar em um estilo!


Clique aqui para mais informações

Como é o reconhecimento do STREET WEAR BRASILEIRO? 

Com a expansão e reconhecimento do streetwear brasileiro pelos diferentes estados nacionais e classes sociais, levando em consideração toda a diversidade do país. Podemos dizer que o streetwear brasileiro não segue somente uma estética, pois quando tentamos limita-lo em uma única referência, podemos desrespeitar e desvalorizar a riqueza cultural que temos. 

Quando levamos o fato de pessoas com realidades econômicas diferentes para a teoria da moda, vemos que essas pessoas compartilham do mesmo espaço de estilo, mesmo que a estética seja diferente. Seguindo este pensamento, somos todos uma unidade do streetwear brasileiro, e temos a nossa individualidade dentro desta unidade. Ou seja, temos o subtipo deste estilo, que sem esses subtipos a unidade do streetwear brasileiro deixaria de existir. Lembrando que é de extrema importância e delicadeza avaliar o cenário e o estilo individual de cada pessoa.


Ultimamente o streetwear brasileiro vem tomando cada vez mais proporção global, cantores brasileiros que pregam o estilo estão se destacando internacionalmente. Assim também com algumas marcas brasileiras, por exemplo a Pace, Mad Enlatados, Class, Carnan entre outras que tiveram a oportunidade de mostrar um pouco da cultura brasileira no Je M’appelle Brasil em Paris de 2023. 

Temos também o desfile da marca Mile Lab no São Paulo Fashion Week, representando totalmente uma cultura brasileira e de realidade periférica, nos lembrando a verdadeira importância de valorizar a cultura de rua para assim, valorizar o nosso streetwear.


 https://youtu.be/InOAp-NjYkQ?si=XWmgSAHPwOpmv7w0



VÍDEO SOBRE O STREEWEAR: https://youtu.be/_9rECg-iF1o?si=UaT0TJbm-gJVXTzh



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem