Star Wars - A Mítica Jornada do Heroi

As grandes franquias do cinema se estabelecem por histórias incríveis e antigas, mas para entendermos como o protagonista de sua devida história chega ao seu ápice primeiro devemos entender um dos conceitos mais clássicos da história do cinema e o motivo principal por trás desses roteiros: a Jornada do Herói.


Mas, afinal de contas, o que é a Jornada do Herói?

O conceito foi criado no livro ''Herói de Mil Faces'' de Joseph Campbell, neste livro o autor esquematiza uma espécie de roteiro que é dividido em 3 atos e 18 etapas, a partir disso ele classificou esse padrão como ''Jornada do Herói ''.

O objetivo desse conceito é simples: tornar o correspondente filme, livro ou produto algo mais interessante aos olhos do público, no caso prender a atenção do espectador e se conectar com a jornada do devido protagonista.

Em 2006 foi publicada ''A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores'' de Christopher Vogler, a ideia foi condensar algumas ideias do seu antecessor mas dividindo o conceito em 12 etapas


1. Mundo Comum:
 Apresentação do protagonista como pessoa comum, mas com valores marcantes.


2. Chamado à Aventura: Quando o herói se vê em uma situação que pode mudar sua vida.


3. Recusa ao Chamado: Momento de crise existencial do protagonista.


4. Encontro com o Mentor: Herói recebe ajuda de um mestre para enfrentar os males que o cercam.


5. Travessia do Primeiro Limiar: Herói abandona o mundo comum e aprende as regras da sua nova realidade.


6. Testes, Aliados, Inimigos: Personagens secundários entram em ação e o herói é testado.


7. Aproximação da Caverna Oculta: O protagonista vai até o mal que deve combater.


8. Provação: O herói mede forças com o seu arqui-inimigo.


9. Recompensa: O herói comemora uma vitória ao lado de seus aliados.


10. Caminho de Volta: Heróis e aliados avaliam o que fazer após solucionar o problema que tinham.


11. Ressureição: O herói é obrigado a lidar com uma ameaça ainda maior.


12. Retorno com o Elixir: O fim de uma jornada e o amadurecimento do herói.


Como a Jornada do Herói se aplica em Star Wars?

A franquia criada por George Lucas em 1977 deu início a uma era que o cinema daquela época não estava acostumado, e o que constitui essa como uma das grandes franquias do cinema está justamente na forma em que o seu roteiro foi montado utilizando o conceito da jornada do herói nos seus protagonistas.

Luke Skywalker e Anakin Skywalker são os principais protagonistas da saga e ambos têm suas devidas jornadas do herói, a diferença é que eles seguem jornadas opostas que se convergem em determinado ponto.

Fonte: Divulgação

O Luke representa o espírito de herói que sonha por algo mais em sua vida e um grande propósito que ainda desconhece, a forma como Lucas constrói as raízes de seu protagonista se dá pelo simples fato da conexão instantânea e imediata entre o espectador e o jovem Skywalker.


Já com o Anakin é algo completamente oposto, pois ele já é apresentado como um personagem que desde a infância tem seu destino selado através de uma profecia que diz com que ele seja o ''escolhido'' que trará o equilíbrio entre o lado da luz e o lado sombrio, esse destino inclusive faz com que o jovem tenha que se afastar de sua mãe para cumprir seu destino como um grande Cavaleiro Jedi.

Lucas então explora a adolescência de Anakin como um jovem perturbado e emocionalmente afetado que questiona seu mentor e muitas vezes se mostra imaturo, apesar de ter um bom coração o jovem Skywalker é imediatamente manipulado por um novo mentor que aqui se mostra como a figura de Palpatine (representação física da pura essência do mal), as consequências das ações de Anakin o levam a se tornar o tirânico Darth Vader.

Fonte: Divulgação

Ao longo de sua jornada entre ensinamentos, conflitos e revelações, Luke Skywalker descobre ser filho de Vader num confronto lendário e essa revelação muda para sempre toda a sua trajetória, pois além disso tudo seu mentor conta que há mais de um Skywalker vivo e então Luke entende que possuí uma irmã gêmea, no caso a Princesa Leia.

Num encontro definitivo entre Luke e Vader, o jovem Skywalker acredita na possibilidade de haver um resquício da alma de seu pai e busca formas de trazê-lo de volta, nisso o infame Imperador Palpatine também presente na situação vê uma oportunidade brilhante de manipular Luke fazendo com que ele mate Vader e assuma seu lugar como aprendiz.

Em um duelo do destino, Luke corta o braço de Vader mas logo entende que se ele continuar naquele caminho poderá sucumbir ao mal e num momento digno de herói, Luke Skywalker nega o lado sombrio e se reafirma como um verdadeiro Jedi diante do Imperador.


No grande clímax final, o Imperador não fica satisfeito e decide torturar Luke até a morte enquanto Vader assiste toda a cena nesse momento decisivo onde vem a grande redenção de Anakin ao jogar Palpatine diante de um reator e salvar a vida de seu filho.

A redenção de Anakin é o ponto chave de toda a saga e nela o George Lucas entende que um herói é imperfeito e que existem maneiras de quebrar a figura do mocinho o transformando no mais temível vilão, o Luke é a representação do típico herói clássico que escolhe a razão daquilo que acredita ser o certo e o errado tendo a esperança como meio substancial de salvar a alma de seu pai.

No fim, ambos seguem jornadas distintas do mesmo conceito, mas que se convergem e concretizam suas próprias jornadas de maneiras iguais.

Quer saber mais sobre a Jornada do Herói dentro de Star Wars?

Assista ao vídeo abaixo:




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem